Erasmo Carlos (1967)

Erasmo Carlos vinha de quatro sucessos retumbantes- A carta, Gatinha Manhosa, O Tremendão e Vem Quente Que Eu Estou Fervendo-, que se sucediam nas paradas e nas prateleiras de mais vendidos. Sofria com o preconceito das autoridades, que promoviam investigações por corrupção de menores e impediam artistas de se apresentarem em cidades. E passava por um momento de interrupção de sua parceria com Roberto Carlos, por conta de fofocas invejosas.

O programa “Jovem Guarda” continuava firme e forte todas as tardes de domingo, na TV Record de São Paulo- com retransmissão para afiliadas em todo o país. Erasmo Carlos entrou em estúdio com os Fevers e com os Wandecos, banda que acompanhava Wanderléa em shows. “Erasmo Carlos”, O LP, foi gravado em meados de 1967- para lançamento em setembro. Das sessões de gravação participaram os metais da banda de Roberto Carlos, o Som Três de Cesar de Camargo Mariano e Raul de Souza, dentre outros. No repertório, nenhuma canção de Erasmo Carlos & Roberto Carlos, mas uma versão do sucesso internacional Mellow Yellow, assinada especialmente por Roberto Carlos.

O Caderninho foi o primeiro compacto extraído das novas gravações, em junho de 1967. Composta pelo guitarrista Alemão, dos Wandecos, foi entregue a Erasmo nos bastidores do programa Jovem Guarda, quando Wilson Simonal também demonstrou interesse por gravá-la. “Um dia o ‘Alemão’ chegou querendo me mostrar uma música que ‘era a minha cara’ Ele me demonstrou “O Caderninho” e eu adorei, afinal estava vidrado em “The More l See You” e eu logo vi que era uma música toda cheia de harmonia gostosa e bonita. Isso cai como uma luva no Chris Montez, bicho! ‘ Mas eu nada falei, e a pedi pra mim. Mas aí naquele negócio, chegou gente perto e eu fui logo dizendo que ia gravar. Simonal também chegou-se e disse: ‘ interessante essa música, viu? Escuta, eu gravo esta música!’ Ai eu falei: Não, essa já e minha’ . Ele continuou insistindo, e nas brincadeiras foi forçando a barra até que eu senti que a coisa tinha passado da brincadeira para algo além. Chamei o Alemão num canto e falei que ia gravá-la, acabei gravando mesmo e foi um dos grandes sucessos da minha vida - em São Paulo.(...)

O Caderninho foi o precursor da ‘ Pilantragem’, em termos de Brasil, afinal precursor tinha sido Chris Montez – que era mauricinho demais pra pilantragem, que já era uma coisa mais malandra.” , lembra Erasmo Carlos quando o LP “ Erasmo Carlos” chegou às lojas em setembro, o novo compacto seria caramelo, a versão de Mellow Yellow assinada por Roberto Carlos. O sucesso não aconteceu e na sequência o trabalho no novo álbum acabou ofuscado pela participação de Erasmo no III Festival da Música Popular Brasileira: “Na época dos festivais algum diretor de TV me perguntou se eu tinha alguma música pro festival. ‘Não tenho...mas eu faço!’ fiz com influência de músicas de festival, coisa que hoje em dia eu não faria, porque, se eu fizesse uma música normal da minha vida, como fizeram os outros naquele festival, teria me dado melhor. Caetano Veloso e Gilberto Gil vieram com propostas mais parecidas com as minha do que eu próprio, porque eu entrei numa de fazer ‘uma coisa mais brasileira’”, analisa com distanciamento histórico Erasmo Carlos.

Capoeirada foi apresentada pelo grupo vocal O Quarteto na terceira eliminatória do festival, realizada no Teatro Record em 14 de outubro de 1967. Não foi classificada para a final realizada na semana seguinte, mas foi gravada às pressas por Erasmo Carlos como o grupo Som Três, liderado por César Camargo Mariano, e com acompanhamento vocal de O Quarteto. O compacto foi lançado “com urgência” em novembro mas não aconteceu. A gravadora ainda trabalharia o LP “Erasmo Carlos” naquele próximo verão, com um compacto puxado por Cara Feia Pra Mim É Fome; mas àquela altura Erasmo já pensava num próximo álbum.

Marcelo Fróes
Agosto, 2005

Músicas:

Cara Feia Pra Mim É Fome
O Ajudante Do Kaiser (I Was Kaiser Bill's Batman)
Neném, Corta Essa
Só Sonho Quando Penso Que Você Sente O Que Eu Sinto
O Caderninho
Larguem Meu Pé
Caramelo (Mellow Yellow)
Saidinha E Assanhada
Quase Perdi Seu Amor
Brotinho Sem Juízo
A Garotinha da Estação
Não Me Diga Adeus
O Caderninho [Verão Stereo]
Capoeirada

This text will be replaced by the flash music player.